domingo, 30 de novembro de 2014

Síntese do Texto: De Examinar para Avaliar, um Trânsito Difícil, mas Necessário

“DE EXAMINAR PARA AVALIAR, UM TRÂNSITO DIFÍCIL, MAS NECESSÁRIO”.

Cipriano Carlos Luckesi

LUCKESI explica que para haver mudanças no processo de ensino-aprendizagem atual, é necessário que se desenvolvam novos hábitos educacionais, para que haja uma transição dos hábitos do exame para o hábito de avaliar, exigindo atenção constante dos educadores, já que o hábito do exame está profundamente inserido na história da escola, e isso dificulta um pouco esta transição do método de avaliação.
Estas dificuldades de transição possuem três fatores essenciais, são eles: 1º - as contribuições da história da educação, 2º - o modelo de sociedade em que vivemos é um modelo burguês, excludente, caracterizado pelos exames escolares e 3º - a simples repetição do que ocorre com cada um de nós, durante toda a vida escolar.
O Autor relata que a história da educação aprisiona os educadores sobre a influência de práticas de condutas praticadas nos séculos passados, fazendo com que esse ciclo passe a cada século sobre a educação, e consequentemente a escola é uma dessas instituições e o exame passa a ser o recurso utilizado pela escola para examinar e não avaliar os educandos.
Para que haja uma mudança, é necessário que se mude o modo de compreender as coisas, o modo de agir dos educadores para que o passado seja superado e os educadores venham construir novos pensamentos e ideias, para que assim os educandos sejam avaliados de maneira mais eficaz.
Já no modelo social, uma das principais características desse fator é a exclusão. Vindo de um modelo social burguês capitalista, o modelo de exclusão se utiliza dos exames para tal. A avaliação da aprendizagem é democrática, inclusiva e acolhe a todos, diferente do modelo capitalista excludente da sociedade burguesa.
O terceiro fator é a reflexão do que foi vivido no passado pelo educador, sendo refletido em suas práticas atuais, dificultando assim a transição do método de examinar para o método de avaliar, já que durante a formação os educadores, eles passam pela “ameaça dos exames” em sua formação e acaba repetindo este mesmo método aos educandos.
Para que a barreira do exame seja quebrada, o educador precisa assumir uma consciência clara de que está sendo rompido um modelo social excludente, pois a avaliação é inclusiva, para isso acontecer, precisa haver uma conversão de valores, só assim ele conseguirá mudar o seu modelo de avaliação.
LUCKESI conclui que, caso o educador deseje transitar do ato de examinar para o de avaliar, ele precisa fazer um exercício de memorização todos os dias antes de ter o encontro com os educandos, repetindo um propósito muitas vezes, para que aos poucos esse modelo de examinar saia do seu subconsciente e entre o modelo de avaliar, só assim o educador conseguirá essa transição de valores e para isso tem muito trabalho a se fazer, mas valerá a pena todo o esforço do educador.


LUCKESI, Cipriano Carlos. De examinar para avaliar, um trânsito difícil, mas necessário. In: LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. Ed. São Paulo: Cortez, 2011, p.67-72.