Quadro comparativo das características do Professor e da Avaliação...
A serviço do Exame
|
A serviço da Aprendizagem
|
* O professor só se
preocupa com os resultados do Exame e não com o aprendizado do aluno.
* No exame é utilizado o
método da verificação.
* Utilização de ameaça para
forçar o aluno a estudar só para obtenção da nota sem se preocupar com a
aprendizagem.
* É uma avaliação do tipo
classificatória.
* Distanciamento entre o
professor e o aluno durante todo o processo de ensino aprendizagem.
* Utilização do medo como
relação de poder sobre os alunos, para forçar o aprendizado.
* Avaliação somente por
provas e testes.
* Professor é o centro da
sala.
|
* O professor aplica o conteúdo e avalia o resultado da avaliação, a
partir dos resultados obtidos, ele pode ou não reaplicar conteúdos se
preocupando com o aprendizado.
* Aproximação entre o professor e o aluno durante todo o processo, já
que a aprendizagem é mais importante que somente obter uma nota apenas por
obter.
* Mais diálogo em sala de aula entre os professores e alunos sobre o
cotidiano escolar.
* O professor ao avaliar, é ao mesmo tempo avaliado de forma
coletiva, cooperativa e solidária.
* A avaliação a serviço da aprendizagem se preocupa com a
aprendizagem como ponto principal, lógico que os resultados serão as notas,
porém há uma preocupação com o aprendizado e não somente obter a nota final.
* Instrumento de avaliação pode incluir provas e testes, mas há
várias outras maneiras de avaliação.
|